• As diretrizes para avaliação proporcionam um guia de critérios essencial para o julgamento da submissão e avaliar se está de acordo com as políticas e conteúdo da revista, assim como instruções especiais para preparar uma crítica eficaz, eficiente e construtiva. Ao realizar uma avaliação, estão disponíveis aos avaliadores um formulário de avaliação (dentro do sistema, customizado ou fora, enviado através de e-mail). A avaliação dos manuscritos submetidos neste periódico tenta reunir alguns critérios mínimos em torno da pertinência, metodologia, elaboração, conteúdo, originalidade, rigor científico e ética. Veja alguns dos itens que são avaliados quando você submete um manuscrito a um dos nossos periódico:
  • Na apresentação dos trabalhos, analisa-se: 1. quanto a relevância, adequação e expressão do título ao tema abordado; 2. adequação do resumo ao tema (com o objeto de pesquisa, justificativa, objetivo, metodologia, resultado); 3. a boa representação das palavras-chave; 4. se o texto está estruturado com boa organização (conforme as diretrizes para autores).
  • Quanto ao conteúdo, avalia-se: 1. a boa e correta escrita da língua portuguesa e/ou de outra língua submetida; 2. o enfoque do artigo quanto ao fenômeno religioso; 3. a clareza do tema e dos objetivos do trabalho; 4. clara argumentação e a sequência lógica; 5. a adequação da metodologia aplicada; 6. e a correspondência das conclusões ao trabalho desenvolvido.
  • Por sua vez, quanto a originalidade, investiga-se: 1. se o artigo apresenta uma boa contribuição ao campo de conhecimento; se contém enfoque novo; 2. se há algum problema com plágio/cópia da internet (mediante aplicativo utilizado para verificação).
  • Por fim, averígua-se as citações, referências e ilustrações  quanto as normatizações: 1. se o texto apresenta o sistema de citação Vancouver; 2. quando há ilustrações, as mesmas estão inseridas no texto respeitando as Diretrizes de autoria; 3. a correta aplicação das Referências, conforme norma Vancouver.
Esses são alguns itens de avaliação,  conhecendo bem o que será avaliado, seu manuscrito terá grandes possibilidade de ser aprovado por nosso conselho editorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may also like